O novo Range Rover é certamente um dos carros mais tecnicamente avançados de todos os tempos. A maior parte de sua engenharia foi desenvolvida em computadores potentes: tecnologia inteligente para o carro de luxo definitivo que pode ir a qualquer lugar.

 

Mas um de seus novos recursos mais inteligentes foi criado inicialmente por uma pequena equipe de engenheiros, começando com dobradiças e MDF comprados na loja de bricolagem local. O Piso do Porta-malas Versátil do Range Rover é uma obra-prima de lógica e conveniência e inclui o inovador Tailgate Event Suite - o ponto de vista perfeito para relaxar ao ar livre. No entanto, um protótipo inicial parecia mais um projeto escolar do que um recurso engenhoso em um carro de luxo versátil, como é hoje.

 

Ele foi desenvolvido pela Chefe de Programa Sênior Emily Booker e sua pequena equipe. O resultado é um recurso exclusivo que ajuda a manter os itens guardados no (vasto) porta-malas do Range Rover ao alcance das mãos, oferece uma flexibilidade surpreendente e também é perfeito para armazenar equipamentos molhados e enlameados (quando a aventura chama).

 

A tecnologia Land Rover sempre teve um papel importante na vida de Emily: “Meu avô era fazendeiro. Quando éramos crianças, passávamos muito tempo em sua fazenda, onde ele tinha um Defender antigo. Sempre achei muito divertido. Os carros de nossa família sempre foram Discoverys. Meus pais tinham três filhos e precisávamos de espaço.”

A formação de Emily é em design de produtos. Ela estudou na Universidade de Loughborough. “Fui a alguns eventos da Woman in Engineering e achei que um programa de pós-graduação seria um bom lugar para começar. Conheci uma pessoa que estava no programa de pós-graduação da Jaguar Land Rover. Nunca me ocorreu que o que eu estudei poderia me ajudar a trabalhar no desenvolvimento de carros.”

 

Ela ingressou na Jaguar Land Rover há 10 anos. “A maioria dos graduados em engenharia era do sexo masculino. Certamente houve momentos em que eu era a única mulher na sala. Eu encarei isso como uma responsabilidade de falar, para que uma voz feminina fosse ouvida.”

 

Emily rapidamente se tornou líder de equipe, e os graduados começaram a trabalhar para ela. “Como mulher na área de engenharia, eu atraía mulheres graduadas. Nos últimos sete anos, sempre tive de dois a quatro graduados trabalhando para mim e a divisão entre homens e mulheres tem sido quase 50-50. Houve uma grande mudança no número de mulheres na engenharia e em cargos de liderança.”

 

A perspectiva feminina foi crucial no desenvolvimento do Piso do Porta-malas Versátil. Pessoas menores achavam difícil alcançar o fundo do porta-malas do Range Rover. “Minha equipe estava procurando novos recursos para os clientes do novo Range Rover. Começamos a pensar e nos concentramos no porta-malas. Nós nos trancamos em uma sala por dois dias inteiros, para nos distanciarmos do trabalho diário. Muitas vezes, é assim que você obtém as melhores ideias.”

Emily e sua equipe analisaram como as pessoas usavam o Range Rover e os problemas. “A ideia original era uma divisória próxima à parte traseira do porta-malas, para ajudar a acessar os itens no porta-malas com mais facilidade. Então, pensamos: por que não virar também para o outro lado para fazer um encosto na tampa do porta-malas? Em um determinado momento, chegamos a pensar que poderíamos transformá-la em uma rampa para cães. O objetivo era reduzir os pontos problemáticos e aprimorar a experiência do cliente. 

 

“A maioria das pessoas não enche totalmente o porta-malas. Elas têm uma bolsa de trabalho, uma bolsa esportiva, uma bolsa de compras ou talvez uma mala para passar a noite. Uma divisória flexível permitiria manter esses itens no lugar e, ao mesmo tempo, facilitaria o acesso. Para aqueles que levam uma vida de aventuras, a divisória também permite separar botas enlameadas e equipamentos esportivos molhados do restante da bagagem. Ela também tem uma superfície limpa, que é melhor do que colocá-los no tapete.”

 

Quando guardada, ela fica oculta e nivelada com o piso. Muito fina quando dobrada (apenas 14 mm), ela não ocupa espaço no porta-malas e ainda é compatível com um estepe full-size. Como uma divisória, ela é travada firmemente no lugar. As cintas ajustáveis e os controles deslizantes de atrito podem conter qualquer coisa, desde uma garrafa de vinho até grandes sacolas de compras. Um interruptor dobra a divisória. 

 

Puxe uma etiqueta diferente e a mesma placa divisória, em um mecanismo duplo, vira para frente na direção oposta, criando um painel de separação na parte traseira da tampa do porta-malas. Quando travada na posição, ela fornece o encosto para o Tailgate Event Suite, utilizando a incomum tampa do porta-malas bipartida do Range Rover. As almofadas de luxo armazenadas oferecem suporte e conforto adicionais.

 

“O protótipo que criamos era muito rudimentar, inicialmente usando papelão. O próximo protótipo usou MDF e dobradiças compradas em uma loja de bricolagem. Era rudimentar, mas nos deu um modelo físico, o que é importante.” 

 

A madeira simples e as dobradiças de metal foram transformadas em acabamentos de toque suave e em um sofisticado mecanismo de dobragem. E mais um capítulo foi adicionado à histórica e célebre capacidade do Range Rover.

MAIS HISTÓRIAS DO RANGE ROVER

Range Rover old cars parked

A HISTÓRIA DO RANGE ROVER

Explore como o Range Rover tem dado o exemplo, por meio da originalidade e do design exemplar, desde 1970.

Sound speaker of the Range Rover Evoque

SISTEMA DE SOM MERIDIAN

A Meridian é um espetáculo à parte. Descubra como nossa parceria com a fabricante de sistemas de som de alta qualidade ajudou a otimizar a experiência sonora do Range Rover.

EXPLORE O RANGE ROVER

Side view of the parked car

RANGE ROVER

Sofisticação e requinte inigualáveis.

Range rover sport carpathian grey parked in parking area

RANGE ROVER SPORT

Instintivo, Marcante, Rigoroso.

Range Rover Velar with glass background

RANGE ROVER VELAR

Elegância sofisticada.

Side View of Range Rover Evoque

RANGE ROVER EVOQUE

Carismático e confiante.