Em condições adversas, três protótipos Híbridos à Diesel da Land Rover se revelaram os carros híbridos mais capacitados de todo o mundo ao superar a lendária Rota da Seda.
Em um teste supremo de engenharia, eles partiram da sede da Land Rover em Solihull, no Reino Unido, e percorreram os 16.800km da Rota da Seda chegando em Mumbai, na Índia, 53 dias depois. A missão levou os veículos através da Europa e Ásia Central adentro, passando pelas míticas cidades da Rota da Seda - Bukhara e Samarcanda - rumo ao desafio máximo: o Himalaia.
Nas altas altitudes do planalto tibetano, os Range Rovers Híbridos se depararam com uma incógnita técnica. Tendo que desempenhar no ar rarefeito a 5.000m, a pressão atmosférica reduzida desafiou os motores e os sistemas de refrigeração, além dos ocupantes dos Land Rovers. Mais de um terço do grupo de 14 pessoas sofreu com dores de cabeça, e duas delas precisaram de oxigênio. Mas os Híbridos revelaram uma vantagem. Seus motores elétricos foram capazes de compensar os efeitos negativos que o baixo nível de oxigênio teria em motores de combustão interna.
Ao chegarem em Mumbai, estes carregados e exigidos Híbridos proporcionaram um consumo inacreditável de 15,5-15,7km/l, confirmando que o Range Rover Híbrido é tão robusto quanto qualquer outro Land Rover - um veículo off-road excepcional pronto para qualquer desafio.