UMA VIDA, UMA MISSÃO
O Guardião dos Rinocerontes é inspirado na história real de uma menina sonhava em se tornar chefe dos guardas florestais de uma reserva e, um dia, proteger o rinoceronte-negro africano.
Esta é apenas uma das muitas histórias que fazem parte da duradoura parceria de 20 anos entre Defender e Tusk.
Capacidade para terrenos off-road avançados e tecnologia de última geração são essenciais para os conservacionistas e os guardas que atuam no campo. Juntos, apoiamos milhares de indivíduos corajosos, assim como o Guardião dos Rinocerontes, em seus esforços para proteger mais de 50 milhões de hectares de habitat selvagem e mais de 40 espécies em risco.
A LUTA DO RINOCERONTE
Uma vez abundantes em toda a África, os rinocerontes-negros estão ameaçados de extinção devido à caça ilegal e ao tráfico de animais selvagens – a quarta maior indústria criminosa do mundo, atrás do tráfico de drogas, armas e pessoas.
Como resultado da caça impulsionada pela demanda por chifres de rinoceronte, a população de rinocerontes-negros no Quênia caiu de 20 mil na década de 1960 para menos de 300 na década de 1980. Embora esforços de conservação, apoiados por organizações como a Tusk, tenham ajudado a aumentar os números no Quênia para pouco mais de mil, a espécie continua criticamente ameaçada em toda a África.
Reservas de vida selvagem como Borana e Lewa, no Quênia, desempenham um papel vital nesses esforços com o apoio da Tusk. Só nos cerca de 37.600 hectares desse território, a população de rinocerontes-negros cresceu de apenas 15 em 1983 para 264 hoje. Juntas, essas duas reservas abrigam 12% de todos os rinocerontes-negros do Quênia.
PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA
O sucesso dos esforços de combate à caça ilegal, financiados pela Tusk em toda a África, é impulsionado por equipes de guardas comprometidos com nossa missão compartilhada.
Os guardas são responsáveis por proteger os rinocerontes criticamente ameaçados. Com o Defender, os guardas e conservacionistas podem monitorar os animais com segurança dentro do veículo, transportando tudo o que precisam enquanto percorrem as reservas de vida selvagem.
MANTENDO O FOCO SOB O CALOR ESCALDANTE
Os guardas precisam de seus veículos para patrulhar essas vastas e remotas áreas todos os dias, muitas vezes sob o calor escaldante da savana africana. Quando manter o foco é essencial, o avançado sistema de climatização do Defender se destaca, mantendo os ocupantes refrescados e alertas a quaisquer ameaças.
O que eles veem e ouvem é vital. As observações são transmitidas das patrulhas para um centro de comando central. Os gestores da vida selvagem usam essas informações vitais em tempo real para coordenar a equipe em campo.
RESPONDENDO ÀS AMEAÇAS. RÁPIDO.
Quando cada segundo conta, a capacidade para terrenos off-road inigualável do Defender permite que os guardas respondam rapidamente às ameaças. Apoiada às vezes até por uma unidade de cães farejadores, uma equipe de combate à caça ilegal pode trabalhar em conjunto para enfrentar gangues de caçadores, perseguindo-as com técnicas avançadas de rastreamento.
É graças a esses homens e mulheres corajosos, que arriscam suas vidas todos os dias, que podemos ter esperança na sobrevivência contínua de um dos animais mais majestosos do mundo natural.