O Defender faz o impossível. Concebido com racionalidade, altamente desejável e extremamente resistente, é um herói moderno que respeita o seu passado, mas ao mesmo tempo antecipa o futuro.

 

O primeiro veículo 4x4 não militar de sucesso no mundo definiu um mundo que ajudou a mudar, abrindo novos horizontes para a aventura, trabalho e ações humanitárias em todos os continentes. 

 

O Defender também trilha seu caminho pelo cenário cultural. Ele já levou a realeza em voltas pelo mundo todo e esteve no centro da ação com algumas das maiores estrelas do cinema.

 

Dois homens tornaram tudo isso possível, os visionários irmãos Wilks. Spencer Wilks foi diretor administrativo da Rover Company e Maurice, o engenheiro-chefe com um olhar sempre no futuro.

A história do Defender começa em 1947, em Red Wharf Bay, na ilha galesa de Anglesey. Maurice Wilks traçou, na areia, a silhueta do que se tornaria um dos maiores veículos de todos os tempos.

Dentro de um ano, o Land Rover completo foi revelado ao mundo. Peça única de design industrial, ele foi projetado para contar com painéis de alumínio leves, balanços bem curtos e, mais importante, tração nas quatro rodas selecionável.

Em todos os modelos, exceto os mais antigos, as alavancas com botões vermelhos e amarelos na transmissão reduziam a mudança entre tração nas duas e quatro rodas para um procedimento simples que funcionava em qualquer situação. Esse é o ancestral do sistema Terrain Response exclusivo do Defender atual.

Em poucos meses, a criação de Wilks estava à venda em todo o mundo. Logo ele começou a viajar com a realeza britânica. O primeiro State Review Land Rover, com sua plataforma traseira personalizada, foi usado para cumprimentar multidões durante a primeira viagem da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo, o Príncipe Philip, à Comunidade Britânica, em 1953.

Ao longo de sua longa vida, a Rainha Elizabeth II foi frequentemente vista ao volante de um Defender nas propriedades reais, onde Defenders continuam a servir a casa real.

Defender Old Model
ER 11 coronation batch

O veículo também capacitaria um novo tipo de aventureiro a enfrentar todos os terrenos do planeta. A agora lendária Oxford and Cambridge Far Eastern Expedition ganhou as manchetes quando seis estudantes universitários dirigiram 28.000km de Londres a Cingapura, entre 1955 e 56.

 

Com inspiração semelhante, Brits George e Jinx Rodger percorreram 16.000km em sete anos, dirigindo seu Station Wagon, descrevendo tribos ameaçadas de extinção e a vida selvagem da África. O biólogo canadense Bristol Foster e o artista da vida selvagem Robert Bateman fizeram uma viagem de 65.000km ao redor do mundo. Havia muito mais.

 

Proezas como essas ajudaram a criar um cenário off-road de recreação. Os participantes do Camel Trophy, semelhante a um campeonato mundial de 4x4, inspiraram a criação da ferramenta multifunções perfeita para as expedições mais difíceis ou simplesmente para viagens de lazer em camping.

 

O Defender transformou isso em um fenômeno global. O Defender continua mantendo a chama acesa, como a personificação da aventura, do off-road e do humanitarismo.

 

Isso foi possível porque, acima de tudo, ele foi projetado para ser capaz. Ainda é. Cada versão tendo ido mais longe, estabelecendo padrões que outros têm dificuldade de acompanhar.  

 

As novas distâncias entre eixos mais longas tornaram o original mais utilizável, permitindo a adição das versões Pick-up e Station Wagon. O Station Wagon trouxe as famosas janelas alpinas nas laterais do teto, trazendo mais luz para o veículo e visibilidade extra para as curvas fechadas em estradas montanhosas.

 

Os motores ficaram mais potentes e eficientes, sem deixar de considerar a natureza essencialmente funcional do veículo. Um “pacote de conforto” opcional inicial incluía pouco mais do que os revestimentos do teto e das portas. No entanto, um recurso provou ser atemporal: os tapetes de borracha duráveis e laváveis, que ainda podem ser encomendados no Defender.

Na sua primeira década, 70% da produção foi exportada para 150 países. Nenhum veículo antes dele havia deixado tantos rastros de pneus pelo mundo. Para inúmeras pessoas em todo o mundo, talvez o Defender tenha sido o primeiro que carro que viram na vida.

As vendas mundiais incluíram versões militares, inspirando o nome Defender que seria aplicado posteriormente a todas as versões. Muitos modelos não militares também serviram heroicamente como caminhões, ambulâncias e plataformas hidráulicas.

O Defender até se tornou uma destemida máquina de competição graças aos especialistas em automobilismo da Bowler.

Com a sua durabilidade inquestionável, o exclusivo 4x4 tornou-se cada vez mais desejável. A Série II de 1958 trouxe um apelo visual reforçado, acrescentando a curva na linha da cintura ainda presente no Defender de hoje.

Classic Defender Islay Edition
Defender Classic Editions in showroom

Esse apelo levou o veículo aos lugares mais glamorosos. Ao longo dos anos 1960, grandes estrelas como Marylin Monroe, Steve McQueen e Paul McCartney foram fotografados com a criação de sucesso dos irmãos Wilks.

 

Os confortos modernos começaram a aparecer na Série III de 1971 em diante, incluindo um painel acolchoado e um conjunto do painel de instrumentos colocado atrás de um novo volante. E a potência de um V8 tornou-se disponível para aqueles que exigiam maior performance na estrada e fora dela.

 

O County, de 1982, foi outro sinal de que esse 4x4 era mais do que um cavalo de trabalho. Distinguida externamente por novas cores com decalques, essa versão ofereceu pela primeira vez assentos revestidos em tecido.

 

Um ano mais tarde, as versões Ninety e One Ten introduziram o design de extremidade dianteira que permaneceria até o final da produção clássica do Defender. A potência do turbocompressor a diesel chegou junto com um interior aprimorado. O conforto também foi ampliado pela nova suspensão de molas helicoidais.

 

O nome do Defender foi introduzido em 1990. Ele refletiu perfeitamente o que os clientes de todo o mundo sentiram sobre esse veículo único: confiável e resistente. Ele foi projetado para percorrer a terra.

O Defender de hoje continua essa linhagem. O ícone reimaginado é um especialista de primeira classe dentro e fora da estrada. O Defender mais resistente e capaz já construído é imparável e instantaneamente reconhecível.

 

Disponível nos estilos de carroceria 90, 110 e 130, com até oito assentos, cada um tem um carisma próprio. E o Defender Hard Top é sinônimo de negócios, com estilos de carroceria 90 e 110 para capacidade profissional.

 

Todos foram testados nas condições mais adversas, do Ártico ao deserto. Todos têm uma carroceria três vezes mais forte do que seus rivais 4x4.

 

A durabilidade e a sustentabilidade fazem parte da visão de luxo moderno do Defender por design. O Defender 110 está disponível como híbrido elétrico.

 

Refletindo sua natureza heroica e carismática, ele continua a apoiar o trabalho humanitário e de conservação com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o Tusk Trust.

 

Ele foi imortalizado em Lego, inspirando uma nova geração em todo o mundo a se tornar um herói moderno. Além de ser também uma estrela de cinema.

 

Os fãs de James Bond irão se lembrar do Defender 110 SVX Double Cabs no filme 007 - Contra Spectre, construído para perseguir agente 007 por uma montanha alpina. Mas foi o Defender atual que enfrentou o teste mais difícil. Pilotos dublês levaram uma frota de 110s ao limite em condições off-road extremas em 007 - Sem Tempo para Morrer, a 25ª aventura de Bond, para criar uma sequência espetacular de perseguição de carro.

 

Foi o papel perfeito para um veículo que já é uma marca por si só. O Defender tem uma visão elétrica em seu futuro próximo, mas continua o que tem sido desde 1948: um farol de liberdade.

MAIS HISTÓRIAS DO DEFENDER

supporting confident women

MULHERES FAZENDO O IMPOSSÍVEL

Celebramos as ousadas mulheres que desafiam seus limites todos os dias com o Defender.

Emergency response team assembled

PARCEIROS HUMANITÁRIOS DESDE 1954

Desenvolvendo força, preparação e resiliência da comunidade em todo o mundo com a Cruz Vermelha Britânica.

EXPLORE O DEFENDER

Parked car in the desert

DEFENDER 130

Espaço para aventuras épicas em grupo.

Side view of the parked car in the greenary

DEFENDER 110

Carregue e vá para qualquer lugar.

Side view of the parked car

DEFENDER 90

O Defender em sua forma mais pura.